Atenção aos detalhes ao iniciar um projeto, podem poupar muitas horas de trabalho extra. Esta página fornece algumas dicas e sugestões que poderão ajudá-lo a criar um projeto de modo mais eficiente.
Planeje seu formulário de coleta de dados antes de começar a criá-los no REDCap.
Documente as suas necessidades na coleta de dados em um estudo de caso ou documento semelhante.
Agrupe os campos de dados/perguntas, com base em como eles estão sendo coletados. Por exemplo:
Fonte de Dados (revisão de prontuário, avaliação do paciente, relatório de laboratório, etc.)
Marco Temporal (visita clínica, visita de acompanhamento, etc.).
Método de coleta (o fluxo de perguntas deve espelhar o processo real da coleta de dados).
Considere rascunhar um formulário em papel ou no Word, antes de começar no REDCap
Desenvolva os formulários REDCap a partir dos rascunhos finais dos formulários em papel (esboços).
Não é produtivo ter que voltar e modificar seus formulários REDCap porque os seus formulários em papel continuam mudando.
Contudo, desenvolver os formulários REDCap ajudará você a se concentrar no processo de coleta de dados, levando você a fazer alterações nos formulários em papel com base nas decisões tomadas ao desenvolver os formulários eletrônicos.
Nomeie seus formulários e campos de uma forma que deixe óbvio o que eles são. Não há necessidade de ser formal demais, no final ficará mais fácil trabalhar com os dados posteriormente.
Tente desenvolver seus formulários para que os mesmos dados sejam coletados consistentemente. Em estudos longitudinais, projete os formulários para mantê-los o mais semelhantes possível de um evento de estudo para outro. Reutilize formulários em eventos subsequentes em vez de criar novas variáveis para avaliações repetidas.
Desenvolva convenções de nomenclatura para suas variáveis. Por exemplo:
Use um prefixo para indicar em qual formulário a variável está:
bas_ para dados de linha de base
scr_ ou tri_ para dados de triagem
Para datas e datas e horas, indique o tipo de dados no nome da variável:
davi para data da visita
hodavi para hora e data da visita
Esteja ciente das limitações do seu software estatístico. Os dados exportados do REDCap serão mais fáceis de trabalhar se estiverem em conformidade com as expectativas do seu pacote de estatísticas. As regras de nomenclatura variam muito dependendo do software e da versão.
A fim de evitar problemas, procure sempre seguir estas dicas:
Mantenha os nomes de formulários e variáveis menores que 20 a 25 caracteres.
Se o título do formulário for muito longo, dê a ele um nome curto, mas significativo, e adicione o título como texto descritivo ou um cabeçalho de seção no próprio formulário.
Durante a exportação de dados, o REDCap cria variáveis de status com base no nome do formulário. Se o formulário tiver um nome longo, essas variáveis não serão importadas para o seu pacote de estatístico!
Não inicie ou termine os nomes das variáveis com um número.
Durante a exportação dos dados, o REDCap nomeia listas de códigos com base no nome da variável. Em listas de códigos SAS, os nomes (formatos SAS) não podem ter mais de 32 caracteres e não podem terminar em um número.
Os tipos de campo REDCap são baseados nos objetos HTML que os exibem. Restringir um campo de texto a "tipos" de campo específicos é feito por meio do uso de "validação". Validações são "rígidas".
Você não pode colocar dados de texto em um campo numérico.
Você não pode inserir casas decimais em um campo inteiro.
Se uma validação de campo especificar um número de casas decimais, elas deverão ser inseridas, mesmo que o valor seja zero.
Certifique-se de que o texto da sua pergunta seja claro e gramaticalmente correto. Novamente, não há necessidade de ser formal demais, isso tornará a entrada de dados mais fácil para todos.
Tente usar maiúsculas e minúsculas e pontuação consistentemente.
Se puder evitar, não deixe o texto da pergunta muito longo. Este texto será usado como títulos de coluna em exportações de dados e como rótulos de valor (SPSS) ou rótulos (SAS), exitem limites para o que é suportado por esses pacotes. Se você precisar incluir grandes volumes de texto, considere usar um campo de texto descritivo acima da variável REDCap e mantenha o rótulo da variável mais curto. Campos de texto descritivos não são exportados para seu pacote de estatísticas.
Você pode usar html para formatar o texto da pergunta. No entanto, apenas um número limitado de tags html são suportadas. Você pode incluir html no rótulo do campo, mas observe que o texto da pergunta, incluindo html, será reproduzido em exportações de dados como títulos de coluna ou rótulos (a menos que seja um texto descritivo).
Para formulários de entrada de dados padrão, a verificação de intervalo é "FÁCIL".
Se um usuário tentar inserir dados que estejam fora do intervalo especificado, o REDCap o avisará.
O usuário pode ignorar o aviso e continuar.
O módulo de qualidade de dados do REDCap permite que os usuários identifiquem e revisem dados que estejam fora do intervalo especificado.
A verificação de intervalo é uma boa maneira de reduzir erros na entrada de dados. Os intervalos devem ser escolhidos cuidadosamente para que a entrada de dados não seja interrompida com muita frequência, mas para evitar que dados inválidos sejam capturados.
Para pesquisas, a verificação de intervalo é "DIFÍCIL".
O REDCap impedirá que um usuário de pesquisa insira dados que estejam fora do intervalo especificado.
Projete verificações de intervalo com base em expectativas realistas. Use-as para verificar valores irracionais e impossíveis. Se uma verificação for disparada com muita frequência, ela atrasará a entrada de dados e frustrará os usuários. Não use a faixa de normalidade para verificações de intervalos, a menos que você realmente espere que seus dados de estudo seja "normal"!