Os pesquisadores devem seguir as políticas e procedimentos apropriados a estudos, com base na legislação, e nos requisitos institucionais.
Senhas e contas de usuário devem ser gerenciadas cuidadosamente:
As contas do sistema (informações de login) não devem ser compartilhadas entre outros usuários.
Os usuários são responsáveis por quaisquer ações realizadas sob seu ID.
Os computadores dos usuários devem ser protegidos contra vírus e uso não autorizado. (Login obrigatório e proteções de tela protegidas por senha ativadas.)
Os administradores de projetos, são responsáveis por remover os privilégios relacionados a um usuário, caso este deixe a equipe de pesquisa ou não precise mais de acesso a um projeto.
É recomendado o uso de endereços de email institucionais, ficando proibido o uso de endereços de email compartilhados com seu perfil REDCap.
Desencorajamos fortemente o armazenamento de identificadores em uma base de dados de um projeto. No entanto, alguns estudos podem exigir que os identificadores sejam armazenados para correspondência de dados ou para fins administrativos. Quando for esse o caso, devem ser obtidas aprovações e consentimentos apropriados e aplicadas salvaguardas técnicas adicionais.
Apenas o número mínimo de identificadores exigidos deverá ser introduzido em sua bases de dados.
O(s) procedimento(s) éticos de um projeto, devem detalhar os identificadores que são coletados e armazenados no banco de dados e, a equipe do estudo deve cumprir quaisquer condições impostas pelo(s) conselho(s) de ética.
A menos que o consentimento seja dispensado em algum caso específico, os participantes devem ser devidamente informados, além disso, esse consentimento deve estar documentados, bem como as informações de identificação pessoal serão tratadas.
Os identificadores pessoais devem ser sinalizados/marcados na elaboração online do projeto. A exportação de identificadores só deve ser permitida para usuários que os necessitem, para fins de correspondência de dados (usando o módulo de direitos de usuário do REDCap).
Os identificadores não são necessários para análise e devem ser removidos do banco de dados, assim que a correspondência e a limpeza dos dados forem concluídas.
Se um pesquisador estiver obtendo informações de saúde de uma instituição externa, deverá ser celebrado um acordo de pesquisa com a instituição. Este acordo deve detalhar como os identificadores pessoais serão coletados e armazenados. Este acordo também deve identificar com quem as informações pessoais podem ser compartilhadas e para quais fins.
Ao coletar dados para uma pesquisa usando formulários eletrônicos, o consentimento geralmente está implícito. No entanto, as pesquisas devem incluir uma declaração de consentimento aprovada por comitê de ética responsável indicando que:
Ao preencher o formulário o participante permite/consente a obtenção e o armazenamento dos dados.
Que os dados serão armazenados em um banco de dados eletrônico e utilizados para fins de pesquisa.